sábado, 6 julho, 2024

A felicidade escondida nos alimentos crocantes

Data:

Felicidade. Palavra de dez letras que traz em seu significado a qualidade ou estado de ser feliz. Boa fortuna, sorte. Ser feliz não é fácil, mas também não é difícil e não dá pra ser feliz o tempo todo. Muitas pessoas acreditam que só serão felizes se conquistarem um bem material. Outras precisam de viagens caras e artigos de luxo. Outras só querem finalizar o dia e chegar em casa. 

Celebrar as pequenas conquistas diariamente pode ser mais prazeroso do que comprar um carro novo, por exemplo, pois esse tipo de alegria é passageira. Nosso cérebro se acostuma e depois não há mais prazer. Mini doses de felicidade durante o seu dia podem te tornar uma pessoa mais feliz. Por exemplo nos momentos das refeições. 

Segundo o especialista em psicologia experimental Charles Spencer, que passou quase duas décadas investigando como nosso cérebro processa as informações, além de comer com os olhos e com o olfato, nós também comemos com os ouvidos. Oi? Como assim? Calma, vou explicar. 

Alimentos crocantes são, em geral, nossos favoritos. Concorda? Há diversas teorias em torno dessa pesquisa, mas segundo o especialista, os vegetais mais barulhentos são os mais frescos e, por isso, nosso inconsciente associa a algo saudável, rico em vitaminas e bons para o nosso corpo. Não é mais divertido comer uma cenoura crocante do que cozida? 

Mas então porque gostamos tanto de batata frita, chips e bolachas recheadas? Porque, da mesma forma, nosso cérebro associa essa crocância unida à gordura a momentos de alegria e sabor, além do que o barulho do “croc croc” direciona a atenção do seu cérebro para a boca e isso a ajuda a prolongar as sensações. 

Que loucura, né? Nunca imaginei que nosso paladar também seria influenciado por nossos ouvidos. Não estou dizendo aqui para você sair comendo um balde de alimentos gordurosos e crocantes, mas se atentar a estes alimentos como forma de sentir alegria, seja saudável ou não. 

Quero que você preste atenção na sua próxima refeição. Coloque uma música calma ao levantar e passe aquele café fresquinho. Viva uma experiência, escute a água fervendo, o café caindo na garrafa, mesmo que por dez minutos. Sinta as texturas, os cheiros, escute o som ao redor. Arrume a mesa, coloque sua xícara favorita e desfrute dos sons dos alimentos. 

Aposto que, pelo menos por um instante, você estará alimentando seu cérebro com doses de hormônios da alegria, do prazer, dos sentimentos mais genuínos que temos. E isso se transformará em felicidade, em mini doses de diversão misturadas com plenitude. Faça isso e depois me conte. 

Logo em seguida o mundo se encarregará de trazer à tona os problemas do dia a dia, a casa desorganizada, os afazeres do trabalho, a família… enfim. Todos nós  estamos matando três leões por dia, mas não é por isso que deixaremos os pequenos momentos de felicidade irem embora. Concorda? 

Se sim, me diz o que você faz para ter mini doses de alegria durante a correria. Estou te esperando no meu instagram @aleksamarques. 

Até a próxima mordida crocante. Digo, até a próxima leitura.

VEJA TAMBÉM

Carro é coisa para mulher, sim!

Paraná possui 1,9 milhão de motoristas do sexo feminino;...

Que 2024 seja único como você

É, 2023 chegou ao fim. Mais um ano que...

A origem do sobrenome

"Ei, você conhece meu avô? O fulano da Silva,...
spot_img

Últimas notícias

Maringá FC empata com o São José em 1 a 1, fora de casa

O Maringá FC conquistou um ponto importante fora de...

Justiça suspende greve dos professores da rede estadual

O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a greve dos...

Congresso aprova R$ 4,7 bilhões em créditos adicionais para vários ministérios

O Congresso Nacional aprovou dez projetos de lei (PLNs)...

Bianca Andrade rebate comentários sobre emagrecimento excessivo

A influenciadora digital e empresária, Bianca Andrade, usou suas redes...

Declarações de IR entregues chegam a 42 milhões e superam 2023

O total de declarações de Imposto de Renda de...

Após um mês de calamidade, gaúchos não conseguem retomar rotina

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul ainda...

Fumacê será aplicado em novas áreas de Maringá

A Prefeitura de Maringá recebeu da 15ª Regional de...

Homem ainda sem identificação morre atropelado em Paiçandu

O atropelamento aconteceu no final da noite desta sexta-feira...