sábado, 6 julho, 2024

Estudantes de Cianorte são selecionados para torneio mundial de Robótica em Hong Kong

Os estudantes de Cianorte participarão do torneio internacional em Hong Kong, na China, no evento First Lego League Asian Open Championship

Data:

Desde 2022, os alunos da rede municipal de ensino de Cianorte têm aulas de Robótica, a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs que auxiliam nas atividades humanas.

Neste sábado (25), a secretária municipal de Educação, Jakeline Placido Marcon, informou que, em uma competição, estudantes cianortenses passaram para a fase internacional, que ocorrerá em agosto em Hong Kong, na Ásia.

A fase nacional da competição aconteceu no ano passado em Curitiba e contou com a participação de 20 equipes de estudantes de escolas pública e particulares de todo o Brasil, organizada pela Positivo Tecnologia. Agora, um time de seis alunos de Cianorte, que têm entre 8 e 10 anos, participará da competição internacional.

O torneio internacional ocorrerá em Hong Kong, na China, em um evento chamado First Lego League (FLL) Asian Open Championship, nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, organizado pelo World Class Tests. O torneio envolve a solução de desafios, como apresentação de projetos, trabalho em equipe e robótica com montagem e programação. As despesas dos alunos campeões nacionais serão custeadas pela prefeitura de Cianorte.

O município implantou a Robótica como projeto em 2022 e como disciplina obrigatória em 2023. Todos os alunos do 3º ao 5º ano têm duas aulas semanais da disciplina. Como jornada ampliada, há um projeto com times de competição.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, essa conquista enriquece o processo de aprendizagem, promove o conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

“Nossos estudantes já estão aprendendo a solucionar desafios, pesquisar e inovar. A Robótica aprimora os conhecimentos em matemática, em lógica, a criatividade e a imaginação e, ainda, desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe”, explicou.

A secretária também reiterou que o ensino de Robótica é um investimento no futuro da cidade de Cianorte. “O mercado de trabalho está cada vez mais tecnológico e automatizado, por isso, nossa iniciativa de investir nessa disciplina é um investimento nas futuras profissões dessas crianças, mas também em uma cidade cada vez mais moderna e com gente especializada para atender as demandas do mercado.

Cianorte já é um destaque na educação e, agora, estou acreditando na vitória dos nossos alunos que representarão o Brasil em Hong Kong”, concluiu.

VEJA TAMBÉM

Inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito começam nesta segunda (20)

Na segunda-feira (20), a Prefeitura de Maringá abrirá as...

UEM abre inscrições para Vestibular de Inverno e Vestibular EaD

A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), da Universidade...

Maringá abre inscrições para oficinas de marketing digital gratuitas

Com o objetivo de auxiliar comerciantes, prestadores de serviços...
spot_img

Últimas notícias

Maringá FC empata com o São José em 1 a 1, fora de casa

O Maringá FC conquistou um ponto importante fora de...

Justiça suspende greve dos professores da rede estadual

O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a greve dos...

Congresso aprova R$ 4,7 bilhões em créditos adicionais para vários ministérios

O Congresso Nacional aprovou dez projetos de lei (PLNs)...

Bianca Andrade rebate comentários sobre emagrecimento excessivo

A influenciadora digital e empresária, Bianca Andrade, usou suas redes...

Declarações de IR entregues chegam a 42 milhões e superam 2023

O total de declarações de Imposto de Renda de...

Após um mês de calamidade, gaúchos não conseguem retomar rotina

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul ainda...

Fumacê será aplicado em novas áreas de Maringá

A Prefeitura de Maringá recebeu da 15ª Regional de...

Homem ainda sem identificação morre atropelado em Paiçandu

O atropelamento aconteceu no final da noite desta sexta-feira...